O que faz de Maria e José escolhas nacionais?

 Os nomes mais populares do Brasil são Maria (com 13,3 milhões de registros) e José (7,7 milhões), segundo pesquisa realizada com cerca de 165 milhões de CPF’s nacionais. Nomes dos pais de Jesus, dos meus avós maternos e de uma porrada de gente bacana que conheço.  Ou até mesmo quem não conhece uma Maria José (que vira Mazé) ou algum José Maria (Zé Maria)?

 Maria é oração. “Maria, Maria” é canção. Três Marias é cidade mineira, é apelido da constelação Órion, é a trilogia de novelas que consagrou Thalia (Maria do Bairro, Marimar e Maria Mercedes). Sem contar três Marias que fisgaram reis nacionais: a Bonita virou cangaceira e dominou o coração do rei do cangaço; a das Graças conquistou o rei do futebol e virou rainha dos baixinhos; a Rita virou inspiração para o rei Roberto Carlos.  

Três Marias

José, se Mayer, come todas da novela que fizer. Do Caixão toca o terror. O nome é tão foda que rendeu até um programa no Canal Futura chamado “Zé do Brasil” que revelava “Zés” importantes do país e era apresentado por ninguém mais, ninguém menos, que José Celso Martinez Corrêa, o mestre do teatro Zé Celso. Pra completar, não dá para falar desse nome sem lembrar o título da poesia de Carlos Drummond de Andrade que ganhou a boca do povo em momentos de um clássico “fodeo”: “E, agora José?”

Ficou com dúvida sobre a popularidade e preferência da escolha do nome masculino escute a canção de Tiririca “Padroeiro do Ceará” e entenderá melhor…

 Só para constar, minhas tias e primas quase todas têm Maria antes ou depois de algum outro nome: Maria das Dores, Maria Auxiliadora, Maria Aldenora, Onélia Maria e por aí vai…

 Com José acontece a mesma coisa: José Airton, João José, Raimunda José (sim, até elas ganharam o complemento); só José tem um bocado. E confesso que como gosto dos nomes compostos se pudesse escolher um segundo não seria outro.

 Creber José

Leia também: Batismo ou Waissfoüder pro resto da vida?

Anúncios

Sobre waissfoüderes

A equipe "waissfouderes" é formada por Creber, Drica, Falácia, Felícia e Psicotropical. Por enquanto... Siga o nosso twitter: @waissfouder
Esse post foi publicado em éfroyder e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s