Universidade ou campo de batalha?

Decidi caminhar. Deixar de lado o sedentarismo e aproveitar a liberdade de andar ao ar livre, cercada pelo verde, sem o aperto habitual do ônibus que me leva todos os dias para o trabalho.

Privilégios de quem trabalha onde muitos pessoas gostam de relaxar.  Assim é a cidade universitária, uma reunião de lazer, conhecimento e um local para o amplo debate de ideias.

Mas hoje tudo estava diferente.  Helicópteros sobrevoando o campus, homens da tropa de choque postados, policiais militares – que vieram em comboios de mais de 50 carros enquanto o galo acordava-patrulhando. Viaturas paradas nas proximidades da reitoria. Enquanto isso, pessoas atônitas que entravam no campus, sem entender o tamanho da ação, caminhavam para as suas pesquisas/aulas/exercícios.

Eu, particularmente, demorei a entender. Sabia da presença dos estudantes na reitoria e de uma ordem judicial para reintegração de posse, mas o tamanho daquela operação causou-me estranheza. Cruzei com uma moça que ao celular dizia: “Você nem imagina! Se o Bin Laden estivesse vivo, eu temeria que esta operação fosse por ele”.    Ela tinha absoluta razão. Era tudo muito grandioso, muito grandioso.

Parei para refletir melhor. Desde que essa discussão sobre a presença da polícia no campus se iniciou, tenho a minha posição: sou a favor. A criminalidade inegavelmente diminuiu, passei a me sentir mais segura, enfim…

Não vou discutir aqui as questões que levaram os estudantes a iniciarem o protesto e posiciono-me contra os excessos cometidos dentro das instalações do prédio da administração. Aliás, sou absolutamente contra a invasão da reitoria, assim como foi a maioria dos estudantes da universidade em assembleia.

Mas, apenas para registrar, também acho que a USP não é a cracolândia.

Drica

Sobre waissfoüderes

A equipe "waissfouderes" é formada por Creber, Drica, Falácia, Felícia e Psicotropical. Por enquanto... Siga o nosso twitter: @waissfouder
Esse post foi publicado em éfroyder e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

